Outubro Rosa: Ações Realizadas pela SEMUS nas UBS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ao longo de todo o mês de outubro diversas açoes relativas ao mês do Outubro Rosa.

Outubro Rosa refere-se a um movimento mundial de concientização e luta contra o câncer de mama, seus primórdios remetem a década de 20, nos Estados Unidos, mas atualmente, como dito, é difundido no mundo todo.

Dado a importância do Movimento a SEMUS, juntamente com a Prefeitura Municipal de Fortaleza dos Nogueiras, não mediu esforços para alertar e previnir acerca da doença.

A primeira ação foi realizada no dia 11/10/2021, no Povoado Crueira, na Unidade Básica de Saúde Luís Pombo. Onde foram realizados exames preventivos, palestras acerca do autoexame de mama, testes rápidos para diversas doenças e um café da manhã para as presentes.

AÇÃO UBS LUÍS POMBO

.

Já no dia 13 de ouotubro de 2021, foi a vez do Centro de Saúde Anatolio Nogueira do Bairro Trizidela (cujo a foto estampa esta notícia) receber as ações, essa unidade é a única contemplada pelo programa mais médicos no município. e Tal qual a Unidade anterior ofertou palestras e serviços de incentivo a prevenção ao Cancêr de Mama.

Por sua vez, o Centro de Saúde Gilnean Chaves Ribeiro, também conhecido como Posto de Saúde Nova Fortaleza, recebeu as ações referentes ao Outubro Rosa, no dia 19 de outubro do corrente ano. Na oportunidade, também houve a coleta de exames preventivos, palestras sobre nutrição e autoexame de mama, além de um café da manhã servido as convidadas.

AÇÃO CENTRO DE SAÚDE GILNEAN CHAVES RIBEIRO

Foram realizadas ainda, na manhã do dia 26 de outubro de 2021, na Unidade Básica de Saúde José Novato, do bairro Recreio, algumas ações que reforçam e militam em prol do tratamento e prevenção do câncer de mama, tal qual os anteriores, neste também foram realizadas dezenas de testes preventivos, a aplicação de mais de 100 doses de vacina contra o Covid-19, realização de paletras acerca do autoexame e de nutrição e saúde.

AÇÃO UBS JOSÉ NOVATO

Encerramos com uma sensação de gratidão a todos os envolvidos, especialmente aos Agente Comunitários de Saúde e Enfermeiros titulares de cada Únidade Básica de Saúde, pela dedicação integral ao projeto,  pela preocupação com a saúde das mulheres fortanogueirenses e pelo compromisso com a profissão. Embora não estejamos no cenário ideal, o sentimento de dever cumprido e de impacto social nos permeia. Muitas mulheres sairam concientes da necessidade de se conhecer, de realizar o autoexame, de fazerem a coleta de preventivos e de buscarem o sistema de saúde, pois o câncer, quando mais cedo dedectado, muito mais fácil será o processo de cura.